sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quem é que atirou o pau ao gato?

Atirei o pau ao gato
Mas o gato não morreu
Dona Chica assustou-se
Com o Berro
Com o Berro
Que o gato deu,
Miau!

Sentadinha à chaminé
Veio uma pulga
Mordeu-lhe o pé
Ou ela chora
Ou ela grita
Ou vai-te embora
Pulga maldita

Depois de gerações e gerações ouvirem esta música que é cantada pelos pais, avós e professores digamos que o seu conteúdo acaba por passar para segundo plano face à forma como é dito. A animação e alegria com que este tema musical para a infância é cantado e ensinado ludibria o real sarcasmo e macabra ideia que a letra da música quer passar. E depois não queremos que os miúdos sejam violentos, fazemo-los cantar todos contentes um tema cujo inicio começa por dizer que eles atiraram o pau ao gato mas o gato não morreu… isto daria um sketch de humor negro! Aliás está tão interiorizada a música que eu só me apercebi da real mensagem quando, já longe dos tempos de infância, a cantei, certo dia, em tom de brincadeira. Poderia eu estar traumatizada! Penso que este é um bom assunto para ser levado aos psicólogos e a todos os especialistas em educação e saúde infantil. Dar um estalo a uma criança que se porta mal não é correcto, mas ensinar-lhe que atirar o pau a um gato e que ainda por cima ele não morreu é um tema divertido e didáctico, faz as delícias de todos nós. Eu tenho pena é da Dona Chica que coitada tem de aturar os miúdos a massacrarem-lhe o gato, e claro do gato!
Em relação à segunda estrofe da canção acho-a simplesmente absurda pois não tem nenhuma ligação lógica à primeira. A conclusão que eu tiro desta música tão popular é que deveras é uma ode ao massacre dos animais. A pulga é maldita e o gato não morreu, que grande maçada! Podia criar-se um jogo para a playstation baseado nesta canção, as personagens estão definidas e o conflito está lançado agora é só somar pontos.
Não pretendo de todo ser moralista com esta análise que fiz, muito me divertiu chegar subitamente as estas conclusões acerca desta música. A subversão das coisas tem sempre um lado muito cómico, a meu ver.
Deixo aqui uma alternativa aos dois primeiros versos da música e desafio todos os leitores à pequena brincadeira de terminarem a estrofe ou até de criarem um tema novo com base neste. Vamos a isso! Criatividade e divertimento é que é preciso.

Atirei o pão ao gato
Mas o gato não comeu
Dona Chica …
Free Guestbook from Bravenet.com Free Guestbook from Bravenet.com