quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Retrocesso

Todo aquele que se sente finge que não pressente.
O pensamento é claro e a todos consente.
A virtude é tal que desmente o impossível,
A risada é tão brutal que conserva a nossa mente num líquido dormente que nos tira a movimentação;
Aqui está a recompensa da sentença que nos corta a mentira.
A lágrima caída que encobre a verdade da rendição!

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Castigo

Anda por aí um castigo
Anda por aí.
Ameaça a tempo inteiro
Dói no sítio certo
e não consegue
- Por ser escrito -
Afectar-me por completo.
Fica antes pela metade
Fica sempre pela metade
Todas as vezes sinto metade
Apagar-se dentro de mim.

Às vezes...

Às vezes é preciso parar no tempo e tentar perceber se não nos puseram na sala de cinema ao lado, se aquele é realmente o nosso filme. Será que ficamos? Será que vamos gostar? Ou pelo contrário, será que vamos ficar ali a pensar que podíamos ter optado por aquela sessão em vez de ter sido uma falha abençoada?
Por vezes temos de evitar a renúncia, olhar bem o objecto e não o excluir porque as milhares de partículas de pó que estão sobre ele são fruto de outras e não fazem totalmente parte dele.
“Há sempre algo a consolar e a esclarecer.” Hermann Hesse, Gertrud

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

A virtude do impossível

O destino somos nós na busca do eterno. O destino incomoda. O eterno não. Aparenta ser fácil de se explicar, a nossa ânsia de saber o que somos, a nossa vontade terrível de pertencermos a nós mesmos, e à nossa própria vontade. Há almas em que noto perfeitamente: é a demanda da perfeição, do ser tudo em si, ver e reparar em tudo, comandar tudo o que se quer comandar. E esse escrutínio é cíclico, em cada pessoa e em todas as pessoas. As voltas que o mundo dá deixam de ser ao acaso aos olhos do melhor dos seres humanos, e esse mesmo percebe do que realmente se trata toda a sua vida. Parece-lhe que é uma promessa feita, parece-lhe que é um amor de entre a colecção dos seus, mas o maior. Aos seus olhos, é uma espécie de essência etérea composta por tudo o que achou belo ao longo da vida. Belo e bom. Pensa que é o desfile das boas acções dos beneméritos, a listagem dos homens que conseguiram o que se propuseram fazer em prol da humanidade, a cor brilhante, o fogo de artifício e as festas de aniversário. Pois não é isso, nada disso, nem dentro do mesmo estilo. Isso é tudo o que o fez entrar na perdição, no desespero da frustração e o levou a despedir-se pleno de lágrimas e remorso. Partiu para o eterno aflito, julgando que falhou no ínfimo pormenor que, afinal, seria o mais importante. Isso porque ignorou aqueles momentos da sua vida em que quis bem a alguém e não pôde dizer-lhe, e o que sentiu nessas alturas. As necessidades que temos e que nos levam às pessoas são detalhes que não devíamos esquecer para nos conhecermos realmente. Aprender a lidar connosco é aprender, verdadeiramente, o que há por aí que possa ser aproximado ao eterno, e nós não somos certamente fáceis de lidar, como teremos certamente mil pessoas que possam atestar isso para cada qual.





-> Eu sorri porque me lembrei das palavras dela. . .Estavam lá para eu as ouvir, muito antes de existir a minha atenção. É flagrante tudo o que eu sou e tudo o que me apraz, são os pedaços da minha sanidade que flutuam pacificamente num mar de nuvens que chovem alegrias, e isso é facilmente perceptível por qualquer um que esteja a ver o que se passa. Lembrei-me realmente do que está guardado em mim desta pessoa cativante, desde os delírios mais desviantes que foram da maior sensatez que já provei, até ao sorriso que foi provocado por uma piada sem qualquer lógica para mim, para ela, que só nos era querida porque era semelhante a toda uma eternidade feliz.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Nostalgia da Confiança

Quando não temos ninguém para nos ditar o caminho por opção própria sentimo-nos, por vezes, mais livres, mas também somos nós que delimitamos as nossas fronteiras e marcamos no nosso calendário o dia final. Se não existe Deus nas nossas orações ao humano, então devemos aprender a viver com aquilo que nos torna descrentes. Devemos viver para os nossos escritos e construir uma plateia imaginária que sustente o nosso esforço. Não devemos viver omitindo a razão de nós mesmos, isso será beber de um copo eternamente vazio. Confiança é o que nasce e fica, é o que preenche e concretiza, é o que se vê e se utiliza, é o terço que rezamos todos os dias.
Quando pensamos confusamente sobre algo que nos comoveu é porque nos afastámos dela, nessas alturas cresce a nostalgia sobre o que desapareceu de nós, ou mesmo sobre a ideia que tínhamos do que residia em nós. Nessa altura apercebemo-nos que as feridas ainda sangram dentro das nossas mentes sujas pela angústia.

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Flutuações

Desde que despertei que não consigo ignorar os meus pés. Observo, perscrutante, cada torção, preensão, e cada leve movimento de busca de conforto. Não cesso de estar surpreendido com o facto de serem os meus pés, de serem as minhas veias aquelas, e aquelas as minhas pilosidades. No entanto, continua a ser normal caminhar por passos, passos que observo cá das minhas alturas, alturas pouco celestes porque afinal estavam longe do que me liga à terra.

Cá em cima, olho com curiosidade para as pessoas e tenho vontade de as ouvir e saber como pensam e sentem o que eu também não percebo, que é muito. Que chega a ser tudo. Quanto mais me preenche esta avidez, menos sinto as pessoas em meu redor, e menos estou a sentir os meus pés. Consigo adivinhar que se me estão ligados pelas pernas, ancas, tronco. . .Tento assim percorrer-me e só encontro estupefacção, em vez de mim mesmo. É suposto estar no controlo desta esferográfica e serem minhas estas palavras, mas elas não são minhas e muito menos são para alguém. Vou assim, desprovido do domínio sobre a minha existência, tentar fazer com que as pessoas que amo o saibam e me conheçam, antes que me aperceba, olhando para baixo, que os meus pés estão tão pequenos, inacessíveis e automáticos, que não seja eu que existo, mas sim a imagem que de mim forem moldando, sem meu consentimento, e que já só convivo com os deuses.

sexta-feira, 9 de setembro de 2005

Escrevo-te uma carta!

Existe um local pequeno e apertado apenas com uma janela por onde o ar entra e da qual eu vejo o mundo. Sinto os passos altivos e o rastejar das almas doentes, sinto o pulsar do mundo projectado no céu e o teu respirar enquanto adormeces subitamente sobre a minha vidraça. Oiço o tic-tac do relógio no silêncio da noite, e em minutos viajo sobre um globo giratório que projecta a luz dos meus sonhos e planos.
As mãos percorrem a fina areia das terras e o sopro faz vento nos teus doces cabelos, eu posso sentir-te. Tu não sabes de onde, mas eu sei para onde, tu não sentes o percurso do sangue das gentes e eu amplio-o para dentro da minha mente alucinada.
O que existe, o que volta, o que parte, o que se sente ou se pressente, o que se mente e o que se consente são visões úteis que entram neste local e se transformam. Este é o sonho doído, a bola furada, o mar a galgar sobre a minha toalha… és tu e sou eu.
Free Guestbook from Bravenet.com Free Guestbook from Bravenet.com